domingo, 10 de janeiro de 2016

Você se conhece? Por Villela da Matta e Flora Victoria

 Conforme propõe o Psicólogo e PhD Hendrie Weisinger em seu livro Inteligência Emocional no Trabalho, na autoconsciência, você “[...] precisa primeiramente compreender o que o faz agir como age, antes de começar a alterar seu comportamento em busca de melhores resultados. Precisa compreender aquilo que é importante para você, à maneira como experimenta as coisas, o que quer, como se sente e como se dirige aos outros”.
Vivemos na Era do Conhecimento e da Informação. Tal momento nos exige, entre outras características, a capacidade de “aprender a aprender, desaprender e reaprender.” As tecnologias têm nos permitido conhecermos novas galáxias e planetas, avançarmos em tratamentos e curas de determinadas enfermidades, enfim, percebe-se o quanto o desenvolvimento tecnológico avançou em diversas áreas do conhecimento.
Entretanto, apesar dos grandes avanços das tecnologias e dos nossos anos de educação formal, pouco nos dedicamos à busca do autoconhecimento (conhecimento de nós mesmos). Boa parte da nossa infelicidade e dos nossos insucessos são frutos da nossa falta de autoconhecimento, onde este um dos pilares da Inteligência Emocional (Daniel Goleman). Ainda, investimos pouco tempo e dedicação para aprendermos como "desaprender" crenças limitantes e "reaprender" crenças mais fortalecedoras. Não é por menos que o Coaching e a Programação Neurolinguística (PNL) têm crescido muito.
Tratando-se de forma mais prática sobre o tema autoconhecimento e pensamento, o processo de coaching (ou literaturas de coaching relacionadas) contribuem de forma significativa para o autoconhecimento, aumentando os pensamentos mais positivos e produtivos. Estudos científicos relacionados ao Coaching sobre a importância do autoconhecimento reforçam a relação deste com o sucesso e com a felicidade.
Por fim, buscando oportunizar ao leitor algumas reflexões práticas sobre si mesmo de forma a contribuir com a sua caminhada em prol dos seus objetivos e autoconhecimento, convido o leitor para refletir sobre as questões a seguir. As questões por sua vez, foram elaboradas levando em consideração a metodologia de coaching proposta por Villela da Matta e Flora Victoria, ambos Master Coaching e com larga experiência nacional e internacional em modificação de comportamento. Villela da Matta e Flora Victoria também são presidentes da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). Eis as questões:

ü  Lembre-se de seus sonhos e objetivos! Pode ser no campo pessoal ou profissional. Se permita! Sonhe!
ü  Quais são seus maiores sonhos? Se pudesse escolher um que acha que contribuiria para realizar os outros sonhos, qual escolheria?
ü  Reflita se o sonho que escolheu é específico, mensurável, alcançável, relevante para você e se possui um prazo para atingi-lo (dias, semanas, meses, anos).
ü  Ainda com esse único sonho mentalizado anteriormente, supondo que tenha conquistado agora, como se sentiria?
ü  Agora reflita e imagine: o que você ganhou (prazeres/motivações) ao realizar o sonho? Por que é tão importante esse sonho para você?
ü  Agora, o que está impedindo você de realizá-lo? Onde estão as suas limitações?
ü  Quanto tem te custado não ter conquistado ainda o sonho (objetivo) definido? E no futuro, se não fizer nada para alcançá-lo, quanto lhe custará?
ü  Quais são seus pontos (conhecimentos, habilidades e atitudes) que precisam ser melhorados e que contribuirão para a conquista do seu sonho?
ü  O que você poderia fazer agora para mover-se de forma mais rápida em direção ao seu sonho (objetivo), já que este é tão importante para você?
ü  Com base no seu sonho e nas reflexões acima, trace um plano de ação para atingir de forma eficaz o objetivo definido nas primeiras questões.

"Fácil responder as questões? Quando tiver as respostas e acreditar nelas, bem como agir conforme seu plano de ação formulado, tenha a certeza que sua vida dará uma guinada positiva! Dúvida? Então tente e acredite!”


REFERÊNCIAS
O`CONNOR, Joseph; SEYMOUR, John. Introdução à programação neurolinguística: como entender e influenciar pessoas. Trad: Heloísa Martins-Costa. Ed. 5. São Paulo: Summus, 1995.
MATTA, Villela da; VICTORIA, Flora. Personal & Professional Coaching: livro de metodologia. São Paulo: SBCoaching Editora, 2014.
PhD WEISINGER, Hendrie. Inteligência emocional no trabalho. Trad: Eliana Sabino. Rio de janeiro: Objetiva, 1997.
ROBBINS, Anthony. Poder sem limites. Trad: Muriel Alves Brazil. São Paulo: Best Saller, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário