sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Passos para a realização pessoal com Anthony Robbins

  Somos seres inacabados, em construção e em busca de autonomia.  Há, por sua vez, alguns comportamentos, crenças e esquemas mentais que nos foram úteis ao longo da nossa formação, ao longo da nossa construção, entretanto hoje, já não nos são tão úteis. Ou ainda, algumas dessas crenças, esquemas mentais e comportamentos podem estar nos limitando em termos de desenvolvimento dos nossos talentos e competências.
  O prestigiado especialista comportamental Anthony Robbins cita 4 passos para promovermos mudanças de crenças, esquemas mentais e comportamentos improdutivos.
Imagem: Kdfrases.com
Primeiro: definir precisamente o que se quer.
Segundo: tome medidas, pois, de outra forma, seus desejos serão sempre sonhos. Você deve tomar os tipos de medidas que acredita que criarão as maiores probabilidades de produzir o resultado desejado.
Terceiro: desenvolver uma acuidade sensorial para reconhecer as espécies de respostas e resultados que se está conseguindo, e reparar - o mais rápido possível – se elas estão aproximando ou afastando você de seu objetivo.
Então você dá o quarto passodesenvolver a flexibilidade para mudar seu comportamento até conseguir o que quer.
  Em outras palavras, para promover mudanças duradouras em si mesmo é necessário definir metas e objetivos claros, específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes para o próprio indivíduo.
  Só definir os objetivos e metas claramente não é o suficiente, evidentemente. É necessário agir, se colocar em ação, alocar recursos (tempo, energia, investimento, comprometimento, emoções, etc.), monitorar e ajustar as ações quando necessário até gerar os resultados desejados.
  Tratando-se de crenças e mapas mentais como norteadores de nossos comportamentos, quantas vezes você já escutou ou disse para si mesmo:  “Você não vai conseguir!”; “Você não é capaz!”; “Pare de sonhar alto!”; “Você é assim mesmo! Não vai muda!”; “Você nunca vai aprender!”; “A vida é assim mesmo! Ela é cruel!”, entre outras generalizações que você acredita como verdades absolutas e que têm impactado negativamente nos seus comportamentos, logo, nos seus resultados.

  Agora que tomou consciência de que determinadas crenças e pensamentos podem estar limitando suas potencialidades, Anthony Robbins propõe 7 fatores e ações crucias para a transição do seu estado atual para o desejado. São eles:
1)     Paixão: descubra o que te motiva, a razão para promover a mudança e como reforçar essa automotivação;
2)     Crença: nossas crenças em nós mesmos e na vida determinam o que somos e como agiremos em prol do que “podemos ser” e “seremos”. Esses dois nos dão o estímulo e a motivação necessária;
3)     Estratégia: é a maneira como organizamos e alocamos recursos, sejam físicos (dinheiro, recursos humanos), emocionais (dedicação e resistência a frustrações), sociais (apoio da família ou esposa) e intelectuais (saber o que e como fazer). Em outras palavras, qual caminho tomar e com quais recursos;
4)     Clareza de valores: aquilo que realmente importa eticamente e moralmente é que são nossos julgamentos fundamentais; a essência que deve ser levado em consideração nas tomadas de decisões. São os novos valores que norteiam o que é certo e errado para nós;
5)     Energia: a mente impacta na saúde do corpo e o corpo na saúde da mente. A respiração inadequada (curta e torácica), por exemplo, prejudica a oxigenação do cérebro, logo, da memória.
6)     Poder da união: o autodesenvolvimento, o desenvolvimento e o sucesso também passam pela afetividade e pelos relacionamentos sociais significativos.Pessoas que lutam pelo mesmo propósito alcançam o sucesso mais rápido.
7)     Domínio da comunicação: para se comunicar de modo a fazer diferença para o outro e para si mesmo em termos motivacionais, é preciso ler a vida de um modo mais positivo. Se você ler que “não é capaz”, é dessa forma que agirá e reagirá.
E aí, quais pensamentos e crenças estão te impedindo de caminhar cada vez mais em prol dos seus objetivos e metas? O que vai fazer para desenvolver pensamentos e crenças mais produtivas?”
Pense nisso!


REFERÊNCIAS
DE OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução á sociologia. São Paulo: Ática, 1999.
O`CONNOR, Joseph; SEYMOUR, John. Introdução à programação neurolinguística: como entender e influenciar pessoas. Trad: Heloísa Martins-Costa. Ed. 5. São Paulo: Summus, 1995.
MATTA, Villela da; VICTORIA, Flora. Personal & Professional Coaching: livro de metodologia. São Paulo: SBCoaching Editora, 2014.
PEASE, Barbara; Allan. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Trad: Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
PhD WEISINGER, Hendrie. Inteligência emocional no trabalho. Trad: Eliana Sabino. Rio de janeiro: Objetiva, 1997.
ROBBINS, Anthony. Poder sem limites. Trad: Muriel Alves Brazil. São Paulo: Best Saller, 1987.


Nenhum comentário:

Postar um comentário