quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Apresentações poderosas com Roberto Shinyashiki

Roberto Shinyashiki é um dos palestrantes mais requisitados no meio empresarial, seja no Brasil ou no exterior. São inúmeras palestras, seminários e convenções ao longo de seus anos de experiência.

Roberto Shinyashiki é médico psiquiatra e possui MBA em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, além de doutorado em Administração e Economia pela USP e especialização no Japão. Com base nesses seus anos de estudos e práticas, Roberto tem nos ajudado a compreender as dinâmicas e as interações dos seres humanos, a comunicação interpessoal entre os indivíduos, em fim, do desenvolvimento do indivíduo em seus aspectos emocionais, sociais, psicológicos, intelectuais, seja esse indivíduo inserido em contextos profissional e/ou pessoal.

                                                             Imagem: www.livrarianet.com.br/negocios-de-palestras

Roberto está à frente da Editora Gente, editora esta possui e se dedica a 3 linhas editoriais: autoajuda, educação e gestão, dos quais, conforme descrito no site da editora: “a primeira, mais abrangente, abriga temas como espiritualidade, bem-estar, relacionamento, sexualidade, saúde, comportamento e finanças pessoais. A segunda aborda temas que atendem os interesses de pais, professores e pedagogos. Já a linha de gestão trata de questões de carreira, negócios, administração, gestão de recursos humanos e treinamento.

Roberto Shinyashiki é um fenômeno literário. Para ele, sua missão “é ajudar as pessoas a realizarem seus objetivos”. Seus livros traduzem muito dessa sua missão. Alguns de seus livros são:

- Louco por viver;
- A Carícia Essencial;
- O sucesso é ser feliz;
- Amar pode dar certo;
- Pais e filhos, companheiros de viagem. Uma educação para a felicidade;
- Sem medo de vencer; A coragem de confiar.
- O medo é o seu pior inimigo;
- Heróis de verdade. Pessoas comum que vivem sua essência;
- Revolução dos campeões. Nós somos os campeões;
- Problemas? Oba! A revolução para você vencer no mundo dos negócios.

Já em relação ao livro Os segredos das apresentações poderosas (9ª edição), tema central desta postagem, é que menciono a seguir.

 Estamos constantemente influenciando e fazendo apresentações. Você pode ser coach, acupunturista, administrador, advogado, ambulante, analista, atleta, atendente, vendedor, contador, consultor, professor, educador, empregado, empresário, empreendedor, gerente, líder, autônomo, varejista, enfim, todos nós precisamos fazer apresentações, persuadir, influenciar, convencer, gerar uma ação no outro. Segundo pesquisas, 89% dos profissionais de recrutamento e seleção entrevistados consideraram “a comunicação e a capacidade de se relacionar” como uma competência fundamental na hora da contratação. Sobre essa perspectiva, Roberto Shinyashiki desenvolveu um MÉTODO para você fazer apresentações poderosas, escrever um livro ou até mesmo redigir uma mensagem. Em outras palavras, para lhe ajudar a transmitir qualquer tipo de informação e em qualquer formato.  Seu método está pautado 5 passos detalhado no livro. São eles:


- Planejar: defina qual o objetivo e qual o problema você vai ajudar o seu interlocutor (ou cliente ou público, por exemplo) a resolver? Assim sendo, reúna informações (para quem vai apresentar, do mercado, do produto, do cliente, da empresa, etc) de fontes diversas e confiáveis.

- Preparar: com base no seu objetivo com a apresentação, estruture a mensagem de forma a convencer, por meio de argumentos (imagens, dados, pesquisas, experiências, etc) válidos, o seu público ou seu interlocutor. Tenha a idéia central do que vai falar bem claro na sua mente. Não perca de vista qual “problema” do seu interlocutor (ou público) você pode “resolver e de que forma fará fazer isso”. Escolha bem os recursos didáticos, visuais e sonoros.

- Treinar: envolve tanto treinar o conteúdo, ou seja, a organização e memorização do conteúdo, quanto o desempenho: postura, tom de voz, fluência da fala, gestos, interação e utilização dos elementos audiovisuais, etc. Faça uma comunicação efetiva, seja empático e fale com empolgação sobre o assunto. Supere os medos.

- Executar: seja profissional, organizado e pontual. Zele pela sua imagem, pois as primeiras impressões são as que permanecem na memória do seu interlocutor ou do seu público. Interaja com as pessoas. Não leve seus problemas pessoais para a apresentação e não cometa gafes.

- Aprimorar: saiba lidar com críticas e com as sugestões de melhoria. Aprimore e monitore suas apresentações. Seja criativo e abra a sua cabeça para novas técnicas, novas abordagens, novos formatos e novos recursos. Inspire-se e assista palestras e palestrantes de referência.


 Compartilhe!

Referências

Roberto Shinyashiki. Os segredos das apresentações poderosas:  pessoas de sucesso sabem vender suas idéias, projetos e produtos para qualquer platéia. 9 Ed. São Paulo: Editora Gente, 2012.

Roberto Shimyashiki < http://shinyashiki.com.br/>  Acesso em: 05 de jan. 2016

Editora gente < http://www.editoragente.com.br/quem-somos>  Acesso em: 05 de jan. 2016







5 comentários:

  1. Amigo, acabei de ler este livro, é realmente muito bom"""

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois dividi conosco a sua interpretação, suas leituras! rs! Grande abraço!

      Excluir
  2. raft titanium - ITNBI - TITIAN Arts
    With a modern design, and a high-performance magnetometer, and a wide ford transit connect titanium variety titanium bolt of color titanium rings and color cost of titanium choices, the raft titanium project titanium pen is a $10.00 · ‎In stock

    ResponderExcluir